A VERGONHA DO PÓ DE MINÉRIO

A VERGONHA DO PÓ DE MINÉRIO

Continuamos a respirar o pó de minério que atinge boa parte da capital de Vitória, o pó preto despejado no mar e no ar de Vitória se faz presente há anos no Espírito Santo, sem que tenhamos uma medida efetiva para acabar com esse crime ambiental, que vem afetando a saúde da população, principalmente as crianças que sofrem com a asma e a bronquite. Segundo matéria publicada pelo canal G1, os principais responsáveis são: Samarco, Acellor Mittal e Vale.

Segundo o mesmo canal G1, os especialistas dizem que grande parte do pó preto que polui o ar e o mar de Vitória vem da mistura das partículas de minério de ferro (exportado) e carvão (importado), que passam pelo Porto de Tubarão.

Médicos avaliam que o tamanho da partícula do pó preto é tão pequena que pode chegar aos pulmões. Elas impregnam o órgão e podem diminuir a capacidade de captar oxigênio. O pó é capaz de atingir a nariz, a mucosa da boca e garganta. As consequências dependem do pulmão de cada pessoa. Crianças, idosos e pessoas com doenças como alergias, asma, enfisemas e doenças cardíacas são os mais afetados. Nos idosos, como o coração passa a ser mais exigido, aumentam casos de infarto.(G1).

Construir o porto de tubarão e a atual Acellor Mittal na capital foi o maior erro estratégico da época.

Entra ano e sai ano, continuamos na mesma situação, não há pulso firme para acabar com essa vergonha, a sociedade também tem grande parcela de culpa, pois deveria protestar permanentemente, até que fosse resolvido.

Essas e outras que acontecem, são coisas do nosso país varonil, viva o Brasil!