Procon-SP notifica Enel mais uma vez por falta de energia
09/01/2025Real Madrid vence o Mallorca e decidirá a Supercopa da Espanha contra o Barcelona
09/01/2025O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump responsabilizou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, pelos incêndios florestais que afetam o estado. Em suas declarações, Trump mencionou o Delta smelt, um peixe em risco de extinção, como um dos fatores que contribuiriam para a crise hídrica enfrentada na região. “O governador Gavin ‘Newscum’ (um trocadilho pejorativo com o sobrenome de Newsom) se recusou a assinar a declaração de restauração de água apresentada a ele que teria permitido que milhões de galões de água, do excesso de chuva e derretimento da neve do Norte, fluíssem diariamente para muitas partes da Califórnia, incluindo áreas que estão atualmente queimando de forma virtualmente apocalíptica. Ele queria proteger um peixe essencialmente inútil chamado smelt”, escreveu Trump em uma publicação da Truth Social, na quarta-feira (8). “Ele é o culpado por isso. Além de tudo, não há água para hidrantes, nem aviões de combate a incêndio. Um verdadeiro desastre!”.
No entanto, essa afirmação foi prontamente contestada por especialistas. Profissionais da área ambiental refutaram a ideia de que o Delta smelt tenha qualquer relação com os incêndios florestais. Eles apontaram que as chamas têm sido exacerbadas por fatores como mudanças climáticas e intervenções humanas, que têm um impacto significativo na propagação dos incêndios. A equipe de Newsom não hesitou em descrever as alegações de Trump como “ficção pura”. O governador Newsom também expressou sua indignação em relação à politização da tragédia, enfatizando a gravidade da situação, que inclui a perda de vidas e a devastação de comunidades inteiras.
Ele ressaltou que a crise não deve ser usada como uma ferramenta política, mas sim como um chamado à ação para enfrentar os desafios ambientais. Além disso, especialistas reiteraram que a questão do abastecimento de água na Califórnia não está diretamente ligada às iniciativas de preservação do Delta smelt. Eles destacaram que as condições climáticas adversas, como secas prolongadas e altas temperaturas, são os principais fatores que têm contribuído para a rápida disseminação dos incêndios florestais no estado.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
Fonte: Noticias ao Minuto Read More