Desabamento de casa deixa seis feridos na zona leste de São Paulo
26/01/2025Leila Pereira descarta retorno de Endrick ao Palmeiras e diz que Estevão ‘será o mellhro do mundo’
26/01/2025
Após a cidade de São Paulo ser atingida por um forte temporal na sexta-feira (24), a previsão é de que a capital e outras cidades do Estado tenham chuvas intensas nos próximos dias. Conforme a Defesa Civil Estadual, a chegada de uma frente fria poderá causar, a partir deste domingo (26) tempestades com rajadas de ventos e raios em algumas regiões. Por este motivo, será criado um gabinete de crise para atender as ocorrências mais urgentes e vai funcionar entre segunda (27) e terça-feira (28). “A Defesa Civil vai utilizar também os avisos de alerta Cell Broadcast, quando necessário”, disse o órgão, em nota. A mensagem com aviso para as pessoas em áreas de risco se protegerem foi disparada pela primeira vez na capital paulista durante as chuvas de sexta.
O alerta chega mesmo para os celulares que não estão previamente cadastrados. Os volumes esperados para os temporais variam de acordo com a região do Estado, diz o governo de São Paulo, que não precisou a quantidade que poderá cair em cada área. Informou apenas que alguns locais podem registrar chuva de forte intensidade, com acumulados altos. As regiões citadas são: Capital, Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas e Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Região de Itapeva, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara, que podem registrar chuva de forte intensidade, com acumulados altos.
Outras regiões devem ter chuva de intensidade moderada, mas com acumulados altos. São os casos de: Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto. O gabinete de crise será montado para coordenar as ações relacionadas aos eventos climáticos previstos, que poderão ser extremos. “Empresas reguladoras de serviços públicos, representantes de concessionárias de abastecimento de água e energia também atuam no gabinete para uma pronta resposta, caso necessário”, diz o governo. Nos próximos dias, a previsão é de temporais entre o final das tardes e o início da noite, ainda com sensação de tempo abafado.
A chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo no domingo (26), deve reforçar os temporais, principalmente a partir da tarde As simulações atmosféricas mais recentes indicam que o forte calor, com temperaturas bem acima da média, deve diminuir a partir da segunda-feira (27). O domingo será marcado por chuva moderada a forte a partir do período da manhã, que deve receber o reforço da chegada de uma frente fria ao litoral paulista. Essa condição proporciona a ocorrência de chuvas com maior volume e de forma generalizada ao longo do dia.
Esse cenário aponta para a formação de alagamentos intransitáveis, queda de árvores e transbordamento de rios e córregos. As temperaturas variam entre a mínima de 21°C e a máxima por volta dos 28°C, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 60%. A segunda-feira também deve registrar chuvas fortes na Capital paulista e cidades vizinhas da grande São Paulo. O dia começa com termômetros na marca dos 20°C, com sol entre muitas nuvens. A máxima prevista é de 26°C, com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 67%.
“No período da manhã, pancadas isoladas de chuva e temporais durante a tarde, que se prolongam para o período da noite, aumentando a condição para novos transtornos durante as precipitações”, informou o Centro de Gerenciamento Climático da Prefeitura de São Paulo.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Matheus Oliveira
Fonte: Noticias ao Minuto Read More