
Novo voo de deportados dos EUA chegará em Fortaleza nesta sexta
21/02/2025
Incêndio atinge fábrica de isolantes térmicos na Zona Sul de São Paulo
21/02/2025
O hacker Walter Delgatti Neto foi transferido para a Penitenciária “Dr. José Augusto César Salgado” II de Tremembé, no interior de São Paulo. A decisão atendeu ao pedido do próprio detento, que alegou que a unidade oferece melhores condições de convívio e segurança. Delgatti não solicitou Medida Protetiva de Seguro Pessoal durante o processo de remoção.
A transferência foi autorizada pela Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP) e o reeducando permanecerá em observação por um período de 30 dias. Caso não se adapte às normas de ordem, segurança, disciplina e convívio carcerário, Delgatti poderá ser transferido de volta ao estabelecimento penal de origem.
Relembre o caso
Walter Delgatti Neto ficou conhecido como o “hacker de Araraquara” por invadir sistemas e acessar mensagens de autoridades públicas. Ele é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) ao lado da deputada Carla Zambelli (PL-SP), sendo acusado de falsidade ideológica e invasão de dispositivo informático.
Recentemente, Delgatti foi ouvido por três agentes da Penitenciária de Araraquara após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, aceitar um pedido da defesa para reconsiderar sua situação carcerária. Em depoimento, o hacker relatou ameaças “veladas e vindas de todos os lados”, justificando a necessidade de sua transferência. Sua defesa também alegou que a SAP teria distorcido suas declarações sobre os riscos que ele enfrenta dentro da penitenciária.
Em depoimento ao Senado, Delgatti também afirmou que o tenente-coronel Mauro Cid poderia confirmar um suposto encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro, onde teria recebido ordens para acessar informações sobre as urnas eletrônicas. Agora, Delgatti permanece na unidade prisional de Tremembé, conhecida por abrigar detentos de grande notoriedade, enquanto sua situação processual segue em andamento no STF.
Publicado por Luisa Cardoso
Fonte: Jovem Pan Read More