
Em ato de aniversário de 45 anos do PT, Lula afirma que partido precisa ‘voltar a dialogar com a periferia’
22/02/2025
Incêndio de grandes proporções atinge fábrica de alimentos no Rio Grande do Sul
22/02/2025
O ator Rodrigo Santoro celebrou a vitória do filme “O Último Azul”, que foi agraciado com o Urso de Prata no Festival Internacional de Cinema de Berlim neste sábado (22). Também chamado de Grande Prêmio de Júri, o Urso de Prata é o segundo maior prêmio do festival de cinema alemão. Com direção de Gabriel Mascaro, a obra é uma coprodução que envolve Brasil, México, Chile e Holanda, e apresenta uma narrativa distópica onde uma mulher de 77 anos (Denise Weinberg) busca realizar seu último desejo antes de ser forçada ao exílio.
Em sua declaração, Santoro enfatizou a relevância desse reconhecimento para a cultura brasileira. “Foram dias incríveis na @berlinale. Eu só tenho a agradecer ao público e à crítica pela recepção de #OÚltimoAzul. Me sinto honrado por representar nosso país ao lado de profissionais tão talentosos. É muito emocionante ver o cinema brasileiro vivendo um momento tão próspero de reconhecimento mundo afora. Que seja uma linda jornada”, escreveu nas redes sociais.
O diretor do filme, Gabriel Mascaro, também expressou sua gratidão pelo prêmio, destacando que a obra aborda temas como o direito de sonhar e a busca por significado na vida. “O Último Azul fala sobre o direito de sonhar e acreditar que nunca é tarde para achar significado na vida. Muito obrigado”, disse o cineasta ao receber o prêmio.
Além do Urso de Prata, “O Último Azul” foi laureado com o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost.
Outro destaque do festival foi o filme “A Hora do Recreio”, que recebeu a Menção Especial do Júri Jovem na Mostra Generation. Este documentário, dirigido por Lúcia Murat, oferece uma visão sobre a educação sob a ótica de adolescentes que vivem em áreas periféricas, trazendo à tona questões relevantes sobre o sistema educacional.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan Read More