
Líderes europeus defendem sanções contra a Rússia
28/03/2025
‘Voltamos a ser campeões’, diz Lula em vídeo ao celebrar título do Corinthians
28/03/2025
O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU anunciou nesta sexta-feira (28) um corte de 40% de seu financiamento para 2025, citando uma “crise sem precedentes”, já que 58 milhões de pessoas correm o risco de perder uma assistência vital. “A organização enfrenta atualmente uma queda alarmante de 40% de seu financiamento para 2025 em relação ao ano passado. A gravidade desses cortes, combinada com números recordes de pessoas necessitadas, resultou em uma crise sem precedentes para dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo”, disse o PMA em um comunicado.
“Estamos diante de um abismo financeiro com consequências potencialmente fatais”, alertou Rania Dagash-Kamara, chefe do setor de alianças e inovação do PMA, citada no comunicado. Segundo estimativas do PMA, “58 milhões de pessoas correm o risco de perder assistência vital prestada pelas 28 operações mais críticas da agência devido a financiamento insuficiente”. O PMA alertou na quinta-feira que suas reservas de ajuda alimentar em Gaza acabarão em duas semanas e que a fome voltou a ser uma ameça após a retomada das operações militares israelenses no território palestino.
Anúncios de cortes na ajuda internacional se multiplicaram nos últimos meses. Os Estados Unidos cortaram 83%, ou bilhões de dólares, dos programas de sua agência de desenvolvimento, a Usaid, que até agora administrava um orçamento anual de 42,8 bilhões de dólares (245 bilhões de reais), o que representa 42% da ajuda humanitária mundial. Reino Unido, França e Alemanha também cortaram seus orçamentos de ajuda internacional, assim como os países escandinavos.
*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira
Fonte: Noticias ao Minuto Read More