
Finais de semana e dias chuvosos aumentam risco de invasões a residências, aponta estudo
29/03/2025
4 dicas para os homens cuidarem dos cabelos descoloridos
29/03/2025
Vários artistas de Hollywood, incluindo Olivia Colman, Joaquin Phoenix, Mark Ruffalo, Javier Bardem, Penélope Cruz e Emma Thompson, assinaram uma carta pedindo uma resposta mais firme da Academia do Oscar sobre o caso do cineasta palestino Hamdan Ballal. A informação é do portal Deadline.
Ballal, vencedor do Oscar pelo documentário “No Other Land”, foi detido após ser espancado por colonos israelenses e liberado na última terça-feira (25). A carta também foi assinada por brasileiros votantes no Oscar, como Alice Braga, Lais Bodanzky, Pedro Kos, Rodrigo Teixeira, Maria Augusta Ramos, Anna Muylaert, Paula Barreto, Alê Abreu, Petra Costa, Daniel Rezende, Sara Silveira e Vania Catani.
“Condenamos o ataque brutal e a detenção ilegal do cineasta palestino Hamdan Ballal por colonos e forças israelenses na Cisjordânia”, diz o documento. “Como artistas, dependemos da liberdade para contar histórias sem represálias. Documentaristas frequentemente se expõem a riscos extremos para esclarecer o mundo. É indefensável que uma organização premie um filme em março e, semanas depois, não defenda seus cineastas.”
A Academia do Oscar se manifestou após críticas do codiretor do filme, Yuval Abraham. Em comunicado assinado pela presidente Janet Yang e pelo CEO Bill Kramer, a instituição condenou ataques a artistas, mas não mencionou diretamente Ballal ou o documentário. “Somos frequentemente solicitados a falar em nome da Academia em resposta a eventos sociais, políticos e econômicos. Nesses casos, é importante lembrar que representamos cerca de 11 mil membros globais com pontos de vista diversos”, afirmou a nota.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Felipe Dantas
Fonte: Noticias ao Minuto Read More