
‘Vamos lutar pela candidatura de Bolsonaro até o fim’, diz Ciro Nogueira
29/03/2025
Favoritos, Flamengo e Internacional empatam na estreia do Campeonato Brasileiro 2025
29/03/2025
O presidente interino da Síria, Ahmed al Sharaa, anunciou neste sábado (29) a formação de um novo governo. No cargo desde janeiro, Al Sharaa afirmou que pretende “construir um Estado forte e estável” durante o período de transição, previsto para durar cinco anos. A gestão recém-formada conta com 23 ministérios, com apenas uma mulher, Hind Kabawat, nomeada para a pasta de Assuntos Sociais e Trabalho. Entre os principais cargos, permanecem os ministros das Relações Exteriores, Assaad al Shaibani, e da Defesa, Mourhaf Abu Qasra, ambos aliados de Al Sharaa.
O chefe dos Serviços Gerais de Inteligência, Anas Khattab, foi nomeado ministro do Interior, enquanto Raed al-Saleh, líder dos Capacetes Azuis sírios, assumiu o Ministério de Situações de Emergência e Catástrofes. A transição de governo teve início após a coalizão liderada por islamistas tomar o poder em 8 de dezembro e expulsar o ex-presidente Bashar al Assad. Desde então, uma equipe ministerial vinha administrando os assuntos do país.
A comunidade internacional tem cobrado uma transição inclusiva. Al Sharaa, no entanto, possui plenos poderes para definir o Legislativo, o Executivo e o Judiciário por meio de uma declaração constitucional, que prevê a separação entre os poderes. A expectativa é que, ao fim do período de transição, a Síria realize eleições com base em uma nova Constituição.
*Com informações da AFP
Publicado por Felipe Cerqueira
Fonte: Noticias ao Minuto Read More