Trump diz ‘não brincar’ quando fala sobre possível terceiro mandato nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a sugerir que poderia tentar um terceiro mandato, desafiando o limite constitucional de dois mandatos presidenciais. Em entrevista à emissora NBC neste domingo (30), Trump afirmou que “existem métodos” para viabilizar a permanência no cargo. “Não estou brincando”, disse o republicano de 78 anos ao ser questionado sobre o assunto. Ele já havia mencionado essa possibilidade anteriormente, mas suas declarações mais recentes foram as mais diretas até o momento.
Atualmente em seu segundo mandato, Trump tem utilizado medidas executivas para promover mudanças no governo federal, contando com o apoio de aliados como o empresário Elon Musk. Segundo ele, há uma pressão de seus eleitores para que busque continuar no poder. “Muita gente quer que eu faça isso”, afirmou. “Mas ainda temos um longo caminho pela frente.”
A Constituição dos EUA exige uma maioria de dois terços na Câmara dos Representantes e no Senado para aprovar uma emenda que permita um terceiro mandato — um cenário improvável, já que os republicanos não possuem essa vantagem no Congresso. Outra alternativa seria a convocação de uma convenção constitucional, que necessitaria do apoio de dois terços dos estados e, posteriormente, a ratificação por três quartos deles, o que também enfrentaria dificuldades políticas.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
WhatsApp
Questionado pela NBC sobre a hipótese de seu vice-presidente, J.D. Vance, concorrer à presidência e, depois, renunciar para devolver o cargo a ele, Trump confirmou que esse seria um caminho, mas disse haver outras estratégias, sem detalhá-las. Os Estados Unidos nunca realizaram uma convenção constitucional, e todas as 27 emendas da Constituição foram aprovadas pelo Congresso. Diante do atual cenário político, qualquer tentativa de mudança nas regras de reeleição de Trump enfrentaria grande resistência.
*Com informações da AFP Publicado por Felipe Cerqueira