
Brasil recupera fósseis de mais de 100 milhões de anos que estavam no Reino Unido
02/04/2025
Corinthians x Huracán-ARG: assista à transmissão da Jovem Pan ao vivo
02/04/2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (2) um decreto impondo tarifas “recíprocas” — ou retaliatórias — a países de todo o mundo. “Este é um dos dias mais importantes, na minha opinião, na história dos Estados Unidos”. O Brasil também será afetado, com taxa de 10% para todos os produtos. Segundo mandatário, a ordem passa a valer meia-noite no horário local, afirmando que “muitas vezes os amigos são piores que os inimigos”. “Culpo os outros presidentes americanos por não terem colocado tarifas recíprocas. Começa agora a era de ouro dos EUA”, declarou ele, acrescentando que os consumidores terão preços menores.
“Vou assinar uma ordem executiva histórica instituindo tarifas recíprocas a países de todo o mundo. Uma reciprocidade que significa: se eles fazem conosco, vamos fazer com eles”, disse Trump na Casa Branca. O republicano também anunciou tarifas de 46% para o Vietnã, 34% para China, 20% para UE, 24% para o Japão e de 26% para a Índia. Sem contar os 10% para outros países estrangeiros, que inclui Brasil, Colômbia, Argentina e outros países latino-americanos. O republicano também confirmou, a partir da quinta-feira (3) tarifas de 25% sobre automóveis importados. Segundo ele, as taxações apoiarão os fazendeiros norte-americanos.
Confira as tarifas aplicas a 25 países

Presidente dos EUA, Donald Trump, segura um gráfico enquanto faz comentários sobre tarifas recíprocas durante um evento no Rose Garden intitulado “Make America Wealthy Again” na Casa Branca em Washington │Brendan SMIALOWSKI / AFP
- China – 32%
- União Europeia – 20%
- Vietnã – 46%
- Taiwan – 32%
- Japão – 24%
- Índia – 26%
- Coreia do Sul – 25%
- Tailândia – 36%
- Suíça – 31%
- Indonésia – 32%
- Malásia – 24%
- Camboja – 49%
- Reino Unido – 10%
- África do Sul – 30%
- Brasil – 10%
- Bangladesh – 37%
- Singapura – 10%
- Israel – 17%
- Filipinas – 17%
- Chile – 10%
- Austrália – 10%
- Paquistão – 29%
- Turquia – 10%
- Sri Lanka – 44%
- Colômbia – 10%
*Com informações do Estadão Conteúdo e AFP
Fonte: Noticias ao Minuto Read More