
Veja quem são os cardeais mais destacados para o conclave que elegerá o próximo papa
21/04/2025
Sarney testa negativo para Covid-19 quatro dias após diagnóstico e é liberado para atividades
21/04/2025
A morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, gerou grande comoção mundial e teve forte repercussão no meio esportivo. Clubes de futebol, federações e atletas manifestaram pesar e prestaram tributos ao pontífice argentino, que era um notório apreciador do esporte. O compatriota Lionel Messi lastimou a morte do líder religioso. Em suas redes sociais, o atacante disse que o papa fez do mundo “um lugar melhor” e que sentirá sua falta. “Um papa argentino diferente e próximo. Descanse em paz, papa Francisco. Obrigado por tornar o mundo um lugar melhor. Sentiremos sua falta”, lamentou Messi. No Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamentou por meio de um comunicado nas redes sociais e do presidente Ednaldo Rodrigues, que agradeceu ao pontífice por sua ajuda no combate ao racismo no futebol e na inclusão. A entidade decretou luto de uma semana, além de minuto de silêncio em todas as partidas.
“O papa foi um dos grandes incentivadores da luta da CBF contra o racismo no futebol e também para trabalharmos para que o esporte seja um vetor decisivo para inclusão de todos, com competições de pessoas com deficiência, indígenas e diversos setores muitas vezes marginalizados. A Declaração do Esporte para Todos nos deu ainda mais força para seguir nesta jornada. Foi fundamental o chamado do papa para as entidades esportivas, atletas e torcedores fazerem a sua parte”, disse Ednaldo. Gianni Infantino, presidente da Fifa, usou suas redes sociais para lamentar a perda do líder da Igreja Católica. O ítalo-suíço destacou e lembrou com carinho sobre o entusiasmo do pontífice pelo futebol.
“Estou profundamente entristecido com a morte do papa Francisco. Tive o privilégio de passar alguns momentos com ele em diversas ocasiões, e ele sempre demonstrou seu entusiasmo pelo futebol, enfatizando o papel fundamental que nosso esporte desempenha na sociedade, particularmente na educação e proteção de crianças em todo o mundo”, disse o mandatário. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach, foi outra autoridade do esporte a prestar seus votos e lamentar. Ele chamou Francisco de “grande amigo”. “Com o falecimento de sua santidade o papa Francisco, perdemos um grande amigo e apoiador do Movimento Olímpico. Seu apoio à missão de paz e solidariedade dos Jogos Olímpicos e às inúmeras iniciativas do COI em prol dos refugiados tem sido inabalável. Descanse em paz”, falou Bach.
Na Europa, os gigantes Real Madrid e Barcelona prestaram condolências, assim como times de diversas partes do mundo. Os clubes do Campeonato Brasileiro também demonstraram seu luto e enviaram mensagens de agradecimento através das redes sociais. Durante seu papado, Francisco recebeu homenagens e presentes de diversas equipes brasileiras. Os quatro grandes paulistas: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo foram alguns dos que prestaram tributo o argentino.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Gianni Infantino – FIFA President (@gianni_infantino)
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por CBF • Seleção Brasileira de Futebol (@cbf_futebol)
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por São Paulo Futebol Clube (@saopaulofc)
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Corinthians (@corinthians)
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por SE Palmeiras (@palmeiras)
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Santos Futebol Clube (@santosfc)
*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Paula
Fonte: Jovem Pan Read More