
Mãe pede justiça após perder 2 filhos por consumo de ovo de Páscoa envenenado no Maranhão
24/04/2025
Claudia Sheinbaum chama Brasil de ‘potência’ e diz desejar país como parceiro do México no segmento aeroespacial
24/04/2025

A Polícia Federal lançou a Operação Cessatio com o objetivo de apurar fraudes relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado a idosos venezuelanos. A ação incluiu a execução de 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, além do bloqueio de bens dos suspeitos que podem totalizar até R$ 16 milhões. As investigações apontaram que “agenciadores” estavam recrutando idosos venezuelanos, utilizando documentos falsificados para garantir o acesso ao benefício de forma irregular.
Em troca, esses intermediários recebiam uma porcentagem do valor do benefício. Entre os suspeitos, estão sete escritórios de advocacia e um delegado aposentado. Para que um idoso tenha direito ao BPC, é necessário que comprove residência fixa no Brasil e que a renda familiar seja inferior a um quarto do salário mínimo, além de não estar recebendo outros benefícios sociais. A PF constatou que muitos idosos eram atendidos em Roraima, mas retornavam à Venezuela, continuando a receber o benefício de maneira ilegal.
A Operação Cessatio é uma continuação da Operação Ataktos, realizada em 2024, e representa a sexta ação da Polícia Federal em Roraima para combater fraudes no BPC. Os envolvidos nas irregularidades podem enfrentar acusações de estelionato e associação criminosa, refletindo a gravidade das ações investigativas em curso.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
Fonte: Noticias ao Minuto Read More