
Menina de 4 anos é encontrada morta no Complexo do Chapadão, Rio de Janeiro
01/05/2025
Botafogo-PB x Flamengo: confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo
01/05/2025
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, celebrou nesta quinta-feira (1°) o acordo “realmente justo” assinado com os Estados Unidos sobre o acesso aos recursos minerais da Ucrânia, um documento que estava sendo negociado há semanas. “O acordo mudou significativamente” durante as negociações, disse Zelensky em sua mensagem diária.
“Agora é um acordo realmente justo que cria oportunidades importantes de investimento na Ucrânia”, acrescentou. Destacou que o documento não contempla uma dívida inicial da Ucrânia com os Estados Unidos, como pretendia inicialmente o presidente Donald Trump e que tinha como objetivo a criação de um fundo “para investir na Ucrânia e gerar lucros aqui”.
Esse acordo se refere à extração de minerais, petróleo e gás na Ucrânia, ao qual empresas americanas poderão acessar. Chega após árduas negociações e tensões entre Kiev e Washington, marcados por um altercado verbal entre Donald Trump e Volodimir Zelensky no Salão Oval no final de fevereiro.
Segundo diversas estimativas, a Ucrânia possui aproximadamente 5% dos recursos mineirais do mundo, embora nem todos estejam sendo explorados ou sejam facilmente exploráveis. Outros se encontram em territórios ocupados por Moscou ou ameaçados pelo avanço das forças russas.
*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira
Fonte: Noticias ao Minuto Read More