
Leão XIV compartilhou artigos com críticas a Trump e Vance antes de se tornar papa
08/05/2025
Papa Leão XIV lamenta declínio da fé e pede que a Igreja seja um farol em sua primeira missa após conclave
09/05/2025
Os Estados Unidos esperam “aprofundar” sua relação de longa data com o Vaticano após a eleição de Leão XIV, o primeiro papa americano na história da Igreja Católica, segundo disse nesta quinta-feira (8) o secretário de Estado americano, Marco Rubio. “Os Estados Unidos esperam aprofundar sua duradoura relação com a Santa Sé com o primeiro pontífice americano”, afirmou Rubio, um católico praticante, em um comunicado no qual também estendeu seus “mais sinceros parabéns” ao agora ex-cardeal Robert Francis Prevost.
“Este é um momento de profunda importância para a Igreja Católica, oferecendo esperança renovada e continuidade em meio ao Ano Jubilar de 2025 a mais de um bilhão de fiéis em todo o mundo. O papado carrega consigo uma responsabilidade sagrada e solene”, acrescentou o chefe da diplomacia americana. A eleição do novo pontífice foi confirmada quando a fumaça branca saiu da chaminé instalada na Capela Sistina às 18h08 (hora local, 13h08 de Brasília), no segundo dia do conclave.
Leão XIV, de 69 anos, será o 267º pontífice da história e o primeiro americano, sucedendo a Francisco (2013-2025), que morreu em 21 de abril, aos 88 anos. Embora tenha nascido em Chicago, Leão XIV também obteve a nacionalidade peruana em 2015, depois de passar grande parte de sua vida religiosa no país andino. O presidente dos EUA, Donald Trump, parabenizou o novo ocupante do trono de São Pedro logo após o anúncio, dizendo que era uma “grande honra” para o país tê-lo como o primeiro papa americano. “Estou ansioso para conhecer o papa Leão XIV. Será um momento muito significativo”, escreveu Trump em sua rede social própria, a Truth Social.
*Com informações da EFE
Publicado por Victor Oliveira
Fonte: Noticias ao Minuto Read More