
MST cobra celeridade na reforma agrária e reivindica o assentamento de 120 mil famílias que vivem em acampamentos
09/05/2025
Governo de São Paulo reconhece direito de comunidade indígena sobre área no Parque do Jaraguá
09/05/2025
Na última quinta-feira (8), o cardeal brasileiro dom Odilo Scherer, que ocupa o cargo de arcebispo de São Paulo, comentou sobre o conclave que resultou na eleição do novo papa, Leão XIV. Segundo ele, o processo foi marcado por tranquilidade e ausência de campanhas. O novo papa foi escolhido no quarto escrutínio, o que demonstra um “consenso bastante grande” entre os cardeais votantes. A eleição foi concluída em menos de 24 horas.
A fumaça branca que anunciou a escolha de Leão 14 saiu da chaminé da Capela Sistina às 13h08, horário local, e o novo papa foi apresentado ao público na sacada da Basílica de São Pedro. Com essa eleição, Leão 14 se torna o primeiro papa oriundo dos Estados Unidos, um marco significativo na história da Igreja Católica.
“Nós estamos muito felizes porque a eleição transcorreu bem, em tempo muito breve. Levamos menos de 24h, na quarta sessão de votação ele já foi eleito”, afirmou Scherer ao jornal O São Paulo.
Dom Odilo foi um dos sete cardeais brasileiros que participaram do conclave. Entre os outros cardeais que votaram estavam dom Orani Tempesta, dom Sergio da Rocha, dom Paulo Cezar Costa, dom Leonardo Steiner, dom Jaime Spengler e dom João Braz de Aviz. A presença desses cardeais brasileiros no conclave reflete a diversidade e a importância da Igreja na América Latina.
“Diferentemente de que alguém possa imaginar, no conclave nós rezamos, votamos e depois há as escrutinações. Não há campanha, discurso, propaganda, partido, nada disso. Cada cardeal vota de acordo com a própria consciência e assim, nas votações, vai se chegando ao resultado, pouco a pouco”, explicou dom Odilo Scherer.
O arcebispo emérito de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, que não pôde votar devido à sua idade, elogiou a escolha de Prevost. Ele acredita que o novo papa terá um “olhar especial para a América Latina” e que suas prioridades incluirão questões sociais relevantes para a região. Leão 14, que nasceu em Chicago, possui nacionalidade peruana, resultado de seu trabalho como missionário no Peru. Essa experiência pode influenciar sua abordagem pastoral e seu compromisso com as comunidades latino-americanas.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Noticias ao Minuto Read More