
Governo Milei anuncia novos requisitos para imigrantes obterem residência na Argentina
14/05/2025
Travis Kelce ‘fura’ NFL, confirma jogo do Kansas City Chiefs em Itaquera, mas reclama do calor do Brasil
14/05/2025
O caixão do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica chegou por volta das 13h15 desta quarta-feira (hora local, a mesma de Brasília) ao Palácio Legislativo de Montevidéu, onde será velado no Salão dos Passos Perdidos por pelo menos 24 horas. Depois de percorrer boa parte do centro da capital Uruguai, uma carruagem de seis cavalos chegou à sede do Poder Legislativo, onde aguardaram o presidente uruguaio, Yamandú Orsi, a vice-presidente, Carolina Cosse, e outras autoridades.
Orsi e o secretário da Presidência, Alejandro Sánchez, foram dois dos que carregaram o caixão de Mujica até o Salão dos Passos Perdidos, onde é velado nesta tarde em uma cerimônia aberta ao público. Um dos presentes será o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que era um próximo amigo de Mujica. A cerimônia está prevista para durar pelo menos 24 horas, mas pode sofrer alteração.
Cortejo
Acompanhado de milhares de pessoas, o cortejo fúnebre partiu nesta quarta da Torre Executiva, em Montevidéu, em direção ao Palácio Legislativo. Minutos depois, em meio a aplausos, o cortejo fúnebre partiu em direção à Avenida 18 de Julio, em Montevidéu — principal avenida da capital —, de onde segue em direção à sede do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros.
Em frente ao cortejo fúnebre, centenas de militantes do Movimento de Participação Popular, histórico setor da Frente Ampla criado pelo ex-presidente, marcharam com bandeiras e vestidos de preto com uma camiseta com a inscrição nas costas: “Não vou embora, estou chegando”. Esta frase foi proferida por Mujica em 1º de março de 2015, quando deixou a presidência do país após cinco anos. Após parar em frente à sede do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, o cortejo fúnebre continuou sua trajetória e também se dirigiu às sedes do Movimento de Participação Popular e da Frente Ampla, ambas localizadas no centro de Montevidéu.
Luto no Uruguai
Pepe Mujica morreu ontem em Montevidéu, aos 89 anos, um ano após a descoberta de um tumor maligno no esôfago e uma semana antes de completar 90 anos. “É com profundo dor que anunciamos o falecimento de nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referência e condutor. Sentiremos muito sua falta, velho querido. Obrigado por tudo o que nos deu e por seu profundo amor por seu povo”, anunciou em sua conta na rede social X o presidente Orsi.
Em 29 de abril do ano passado, Mujica anunciou em uma entrevista coletiva que tinha um tumor no esôfago. Pouco depois, foi revelado que era maligno e que precisava ser tratado com radioterapia, procedimento ao qual foi encaminhado em Montevidéu. Em janeiro deste ano, Mujica contou em uma entrevista à revista Uruguai “Búsqueda” que o câncer descoberto em seu esôfago se espalhou para o fígado.
*Com informações da EFE
Publicado por Carolina Ferreira
Fonte: Noticias ao Minuto Read More