O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, elogiou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de bombardear instalações nucleares iranianas neste sábado (21), afirmando que a ação “vai mudar a história”. Em vídeo publicado na rede social X, Netanyahu destacou que os EUA realizaram o que “nenhum outro país no mundo pôde fazer” ao atacar os centros nucleares do Irã com “poder impressionante e justo”.
O premiê afirmou que a operação representa uma virada histórica que pode conduzir o Oriente Médio a um futuro de prosperidade e paz. “Eu, o povo de Israel e as forças da civilização agradecemos ao presidente Trump e aos Estados Unidos. Nós dizemos sempre: paz pela força. Primeiro a força, depois a paz. E hoje, o presidente Trump agiu com muita força”, declarou Netanyahu.
Mais cedo, o presidente Trump anunciou o sucesso da operação militar americana, que atingiu três instalações nucleares iranianas — Fordow, Natanz e Isfahan —, com destaque para o alvo principal, Fordow. Em publicação na plataforma Truth Social, Trump afirmou que “nenhuma outra força armada do mundo poderia ter feito isso” e declarou: “AGORA É TEMPO PARA A PAZ” (em letras maiúsculas, para destacar a frase).
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A ofensiva americana ocorre em meio à escalada do conflito entre Israel e Irã, que já dura mais de uma semana, e marca o envolvimento direto dos Estados Unidos na crise, até então liderada por Israel. O governo iraniano ainda não se manifestou oficialmente sobre os ataques.
Publicada por Felipe Dantas