
Governo Lula é reprovado por 56,7% da população, aponta Paraná Pesquisas
25/06/2025
Enviado de Trump ao Irã diz que negociações de paz são ‘promissoras’
25/06/2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a cúpula da Otan, concluída nesta quarta-feira (25) em Haia, com a decisão de aumentar significativamente os gastos militares, foi um “grande sucesso”. “Acho que a cúpula foi fantástica, um grande sucesso”, disse Trump, que instou os países da Otan a aumentarem seus gastos militares para 5% do PIB de cada Estado.
Os países-membros concordaram em aumentar seus gastos com defesa em até 5% de seus respectivos PIBs nacionais até 2035. O aumento é ambicioso e histórico e exigiu que os membros europeus da aliança e o Canadá gastassem significativamente mais em sua segurança e aumentassem suas capacidades, taxas de fabricação e compras de armas.
A meta até agora era de 2%, alcançada no ano passado por 22 dos países-membros. Em sua formulação, a declaração final contornou a relutância da Espanha, que afirma ter pactuado com a Otan em investir 2,1% de seu PIB em defesa, o que foi percebido por Trump. O plano da Otan é formado por dois componentes. O primeiro é um mínimo de 3,5% dos gastos militares no sentido mais estrito (salários, pensões, operações, aquisição de equipamentos, manutenção).
A esse percentual será adicionado um investimento de 1,5% em áreas mais amplas, como infraestrutura, inovação e proteção de fronteiras, tanto para fins civis quanto militares. “Esta é uma grande vitória para todos. Acredito que em breve seremos todos mais iguais, e é assim que deve ser”, disse Trump antes da reunião de trabalho que cerrou a cúpula de dois dias.
*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira
Fonte: Noticias ao Minuto Read More