
Anac atualizará regras de operações para voos de balão após acidentes
09/07/2025
Christian Horner é demitido da Red Bull após 20 anos na equipe
09/07/2025
O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza estima que cerca de 2,5 mil corpos ainda não puderam ser recuperados, encontrando-se entre escombros ou em locais de difícil acesso no enclave, quase em sua totalidade sob ordens de evacuação de Israel. “O número estimado é de 2,5 mil”, indicou à Agência EFE o diretor da unidade encarregada da contagem de óbitos do Ministério da Saúde, Zaher Al Waheidi, advertindo que o balanço não é exato “já que (o desaparecimento) da maioria dos que estão sob os escombros não foi denunciado pelas famílias”.
O número cresceu desde o início de maio, quando a pasta situava a cifra em torno de 1,8 mil corpos. Waheidi assinalou que o número de ataques aumentou desde então, e que cada vez é mais difícil recuperar os corpos, já que a maior parte da Faixa é agora uma zona militarizada israelense ou se encontra sob ordens de evacuação por ser considerada uma zona de combate.
No total, Israel controla mais de 85% do enclave, segundo o cálculo do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), que documenta o avanço israelense até 2 de julho (omitindo, portanto, algumas das últimas ordens de desocupação em áreas como Khan Yunis). O representante do Ministério da Saúde advertiu que muitos não poderão ser recuperados e registrados devidamente até que ocorra um cessar-fogo em Gaza, como o que Israel e o grupo islâmico Hamas negociam de forma indireta em Doha neste momento.
As declarações de Waheidi ocorrem depois que, em seu boletim diário, o Ministério da Saúde lembrou que “um número” de corpos continua sob escombros ou em estradas em Gaza. Neste mesmo boletim, o Ministério da Saúde advertiu que os ataques israelenses mataram ao menos 105 pessoas em toda Gaza no último dia, elevando o total de vítimas para 57.680 desde que Israel lançou sua ofensiva em outubro de 2023.
*Com informações da EFE
Fonte: Noticias ao Minuto Read More