
Agenda L!: curtinhas do Bahia do dia 15/7/2025
15/07/2025
Azealia Banks acusa Conor McGregor de assédio e envio de imagens íntimas sem consentimento
15/07/2025

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, finalizou na última segunda-feira (14) a instalação de barreiras de segurança superiores em todas as 17 estações da linha. A medida visa aumentar a segurança dos passageiros e evitar acidentes no vão entre o trem e a plataforma. A instalação dos equipamentos, conhecidos como “gap fillers”, foi motivada por um acidente fatal ocorrido em 6 de maio, que resultou na morte de Lourivaldo Nepomuceno, de 35 anos. Ele ficou preso no vão e foi esmagado pelo trem. Dez dias após o incidente, a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) autorizou a ViaMobilidade a iniciar a instalação das barreiras.
Ao todo, foram instaladas 550 unidades de “gap fillers” na parte superior das portas das plataformas. O dispositivo funciona como uma barreira física que impede que passageiros caiam no vão. O mecanismo possui uma estrutura semelhante a “dentes”, que preenche o espaço e garante que o sensor da porta seja acionado caso detecte a presença de um corpo, algo que falhou no acidente com Lourivaldo.

Gap Fillers são aplicados nas portas de plataforma e eliminam um espaço existente entre os equipamentos e os trens
A concessionária informou que o trabalho foi realizado em menos de 60 dias, sempre durante a noite, para não afetar a operação dos trens. Nos próximos dois meses, a ViaMobilidade planeja instalar mais 1.632 barreiras na parte inferior das portas, reforçando ainda mais a segurança em toda a linha.
*Com informações de Danúbia Braga
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Noticias ao Minuto Read More