
Suspeito de assassinar executiva do ‘American Idol’ e marido é preso em Los Angeles
16/07/2025
Hamas afirma que Israel quer manter o controle militar de Gaza
16/07/2025
A conferência internacional sobre o futuro do Estado palestino acontecerá no final de julho na sede da ONU em Nova York, a nível ministerial, antes de uma “cúpula” entre líderes em setembro, indicou uma fonte diplomática. Esta conferência, copresidida pela França e pela Arábia Saudita, estava inicialmente agendada para junho, a nível de chefes de Estado e de Governo, mas foi adiada de última hora devido à guerra de 12 dias entre Israel e Irã.
Por fim, uma primeira reunião de ministros acontecerá nos dias 28 e 29 de julho em Nova York, antes de uma “cúpula” de líderes em setembro, seja nessa cidade ou em Paris, “diante da Assembleia Geral da ONU”, segundo a fonte diplomática. Segundo a fonte, a conferência internacional deverá permitir “a recriação de uma dinâmica diplomática e de uma perspectiva política para a implementação da solução de dois Estados”, um israelense e um palestino.
Também deve trabalhar no “reconhecimento do Estado da Palestina” por países que ainda não o fizeram, “especialmente a França”, e “na normalização e integração regional de Israel com países árabes e muçulmanos”, acrescentou. O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu na semana passada o reconhecimento conjunto de um Estado palestino pela França e pelo Reino Unido. Outras questões a serem abordadas incluem a reforma da Autoridade Palestina e o desarmamento do Hamas, de acordo com esta fonte.
*Com informações da AFP
Fonte: Noticias ao Minuto Read More