
Netanyahu e Trump endurecem contra Hamas após fracasso em Doha por trégua: ‘Não querem acordo, querem morrer’
25/07/2025
3 passos indispensáveis na rotina de cuidados com a pele negra
25/07/2025
O embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee, ironizou nesta sexta-feira (25) a decisão do presidente da França, Emmanuel Macron, de reconhecer o Estado Palestino a partir de setembro. Em resposta, Huckabee sugeriu que a França cedesse uma parte de seu próprio território, a Riviera Francesa, para a criação de um novo estado para os palestinos, que ele apelidou de “Francestine”. A provocação ocorreu após Macron anunciar que a França se tornará o primeiro país do G7 a reconhecer formalmente o Estado Palestino, um passo que será oficializado durante a Assembleia Geral da ONU. Segundo o embaixador americano, a França poderia oferecer a região de “Nice, Cannes” para formar uma “Palestina francesa”.
A medida de Macron representa um movimento diplomático significativo, posicionando a França como líder na questão e aumentando a pressão sobre outros países europeus, como Reino Unido e Alemanha, para definirem suas posições. A decisão é particularmente relevante para a França, que abriga as maiores comunidades judaica e muçulmana da Europa.
O anúncio francês foi elogiado por nações árabes, como a Arábia Saudita, mas a efetividade da medida ainda é incerta. O reconhecimento é, em grande parte, simbólico, já que a criação de um Estado Palestino depende de um acordo direto com Israel, onde o tema da “solução de dois Estados” enfrenta forte resistência política interna.
*Com informações de Fabrizio Neitzke
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Noticias ao Minuto Read More