
Moraes manda prender condenado que tirou tornozeleira eletrônica e está desaparecido
15/08/2025
Lula inaugura fábrica da GWM em Iracemápolis, no interior paulista
15/08/2025
O presidente da Polônia, Karol Nawrocki, e o primeiro-ministro do país, Donald Tusk, afirmaram nesta sexta-feira (15) que a Rússia não é “invencível”, poucas horas antes de começar, no Alasca, a reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin. “15 de agosto é um bom dia para dialogar com os russos sobre guerra e paz. No mesmo dia, há 105 anos, durante a Batalha de Varsóvia, os poloneses detiveram o Exército Vermelho em seu avanço em direção à Europa. Felizmente, não sabíamos que a Rússia era invencível e a vencemos. A paz é alcançada pela força, e nada mais”, escreveu Tusk em uma mensagem publicada na rede social X.
O chefe do governo polonês se referiu ao episódio histórico lembrado nesta sexta-feira para marcar o 105º aniversário da Batalha de Varsóvia, quando os poloneses detiveram o Exército Vermelho em seu avanço em direção à Europa nos portões da capital da Polônia, um evento conhecido como “Milagre do Vístula”. Nawrocki também fez alusão em sua conta no X ao aniversário daquela que lembrou como a “grande vitória”, e destacou como as forças polonesas repeliram “com sucesso a marcha do Exército Vermelho em direção ao oeste, protegendo a Europa de uma revolução comunista”.
“Por séculos, o imperialismo russo tem sido uma ameaça mortal para nossa liberdade. A tradição política polonesa ensina que o expansionismo russo se baseia em um legado de despotismo interno, no qual o único homem livre é o próprio governante”, declarou Nawrocki. “Mas precisamente porque o despotismo russo é inimigo da liberdade, o imperialismo russo só pode ser derrotado por meio de uma aliança de povos livres”, acrescentou o chefe de Estado polonês, que garantiu que seu país nunca se renderá ao “imperialismo russo”. “É por isso que apoiamos a Ucrânia na defesa de sua liberdade: para que a Europa volte a ser unida, livre e em paz. A Rússia não é imparável. A Rússia não é invencível”, completou.
Tusk também classificou o encontro de hoje no Alasca como uma “grande disputa diplomática, um reflexo da disputa militar na frente ucraniana”, e estabeleceu uma comparação entre a luta da Ucrânia e a travada entre a Polônia e a Rússia em 1920. Além disso, salientou que “a lição mais importante do passado e do presente” é a necessidade de que os poloneses e a Europa estejam “unidos diante das ameaças que novamente surgiram do Leste”.
Today we celebrate the 105th anniversary of the great Polish victory at the Battle of Warsaw in 1920. The Polish Army, together with Ukrainian forces, successfully repelled the Red Army’s westward march, safeguarding Europe from a communist revolution.
For centuries, Russian…
— Karol Nawrocki (@NawrockiKn) August 15, 2025
*Com informações da EFE
Publicado por Nícolas Robert
Fonte: Noticias ao Minuto Read More