
Saiba como se candidatar para ser voluntário na Copa do Mundo de 2026
15/08/2025
Hytalo Santos é preso por suspeita de tráfico humano e exploração sexual infantil
15/08/2025
O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo de Lima Fernandes (Podemos), foi afastado do cargo por um ano após uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada na última quinta-feira (14). A ação, denominada “Operação Estafeta”, investiga uma suposta organização criminosa infiltrada na gestão municipal para praticar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Além do afastamento, a Justiça determinou que o prefeito utilize tornozeleira eletrônica.
A investigação apura a atuação de um grupo que estaria envolvido em esquemas de propina em contratos com a prefeitura.[1][5] A operação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva em São Bernardo do Campo e em outras cidades da região, como São Paulo, Santo André, Mauá e Diadema.
Apesar das acusações, o partido Podemos divulgou uma nota manifestando apoio a Marcelo Lima. A legenda afirmou confiar na lisura da conduta do prefeito e destacou o “grande trabalho” realizado nos primeiros oito meses de mandato. O partido também reforçou a importância do direito de defesa e pediu prudência para evitar “manifestações levianas”.
Com o afastamento de Lima, a vice-prefeita, Jéssica Cormik (Avante), assume o comando da prefeitura. Cormich é sargento da Polícia Militar, corporação que integra desde 2005, e está em seu primeiro cargo público eletivo.
*Com informações de Valéria Luizetti
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan Read More