
Visto dos EUA: menores de 14 e maiores de 79 anos também passarão por entrevista presencial
26/08/2025
Polícia Civil de São Paulo pede transferência de suspeito de ameaçar Felca
26/08/2025O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta terça-feira (26) a postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a quem acusou de agir “como se fosse imperador do planeta”. Em reunião ministerial no Palácio do Planalto, Lula disse que o Brasil é um país soberano e não aceitará interferências externas. O petista reagiu a declarações do republicano sobre impor consequências a quem confrontar as big techs americanas. Lula afirmou que essas empresas são patrimônio dos EUA, mas não do Brasil, e destacou que qualquer atuação em território nacional deve respeitar a Constituição e a legislação brasileiras.
“Se a gente gostasse de imperador, o Brasil ainda seria monarquia. Aceitamos relações cordiais com o mundo inteiro, mas não aceitamos petulância de ninguém”, afirmou o presidente. Ele reiterou que o governo está aberto ao diálogo em questões comerciais, desde que em condições de igualdade.
Durante o encontro, Lula também manifestou solidariedade ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, após os EUA revogarem seu visto, medida que classificou como “irresponsável”. Aproveitou ainda para criticar Eduardo Bolsonaro (PL), a quem acusou de articular, nos Estados Unidos, pressões contra autoridades e instituições brasileiras, chamando a iniciativa de “uma das maiores traições à pátria” da história.
Além de abordar a relação com Washington, Lula citou os conflitos internacionais. Disse acreditar que a guerra entre Rússia e Ucrânia caminha para um desfecho e voltou a criticar o “genocídio” na Faixa de Gaza. O presidente defendeu uma nova governança mundial capaz de lidar com crises humanitárias e financeiras.
Publicada por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan Read More