
Aliado de Trump reage a declarações de Moraes sobre tentativa de golpe de Estado
03/09/2025
STF entra no segundo dia de julgamento de Bolsonaro e mais sete réus pelo suposto plano de golpe
03/09/2025
O ator britânico Jude Law afirmou que não teme repercussões por interpretar o presidente russo Vladimir Putin no filme The Wizard of the Kremlin (O Mago do Kremlin), exibido no Festival de Cinema de Veneza. O longa, dirigido pelo francês Olivier Assayas, oferece uma visão ficcional da ascensão de Putin ao poder e está entre os 21 títulos que disputam o Leão de Ouro, a ser entregue em 6 de setembro.
Baseado no livro homônimo do escritor italiano Giuliano da Empoli, o filme acompanha Vadim Baranov (Paul Dano), um assessor político inspirado no estrategista real Vladislav Surkov, considerado arquiteto do sistema rígido criado sob Putin. A trama mostra o Kremlin como palco de manipulação de narrativas, propaganda e renúncia a valores em nome do poder.
Durante coletiva, Law contou que mergulhou em imagens e registros do presidente russo para construir o personagem, tornando-se um “observador obcecado” de seus gestos e expressões. Ainda assim, afirmou que não buscou uma imitação literal: “O lado complicado era que a imagem pública que vemos [de Putin] é muito limitada. Existe uma máscara”, disse. O ator também destacou o trabalho de maquiagem e figurino como fundamentais para a transformação.
Assayas explicou que a produção, filmada na Letônia por impossibilidade de gravação na Rússia, pretende discutir não apenas Putin, mas os métodos políticos contemporâneos. “Fizemos um filme sobre o que a política se tornou e a situação assustadora e perigosa em que todos sentimos que estamos”, afirmou. Segundo o diretor, a obra funciona como um alerta sobre os avanços do autoritarismo.
O elenco ainda conta com Jeffrey Wright, Alicia Vikander e Tom Sturridge. O longa foi aplaudido por cerca de dez minutos após sua primeira exibição em Veneza, sinalizando boa recepção na disputa pelo principal prêmio do festival.
Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan Read More