
Palmeiras x Flamengo: o que está em jogo na decisão da Libertadores?
29/11/2025
O presidente dos EUA, Donald Trump, emitiu um alerta neste sábado (29) de que o espaço aéreo sobre e próximo à Venezuela deve ser considerado fechado. Essa é a mais recente escalada na tensão com o líder de esquerda Nicolás Maduro.
“A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social, “por favor, considerem O ESPAÇO AÉREO SOBRE E AO REDOR DA VENEZUELA COMO TOTALMENTE FECHADO.”
O presidente americano não deu mais detalhes.
A declaração surge em meio à crescente pressão do governo Trump sobre a Venezuela com um grande deslocamento militar no Caribe, que inclui o maior porta-aviões do mundo. Washington afirma que o objetivo é conter o narcotráfico, mas Caracas insiste que a mudança de regime é a meta final.
As forças americanas realizaram ataques contra mais de 20 embarcações supostamente venezuelanas de narcotráfico no Mar do Caribe e no leste do Oceano Pacífico desde o início de setembro, matando mais de 80 pessoas.
Washington ainda não divulgou provas de que as embarcações visadas eram usadas para contrabando de drogas ou representavam uma ameaça aos Estados Unidos.
As tensões regionais aumentaram em decorrência da campanha e do consequente reforço militar.
O jornal The New York Times noticiou na sexta-feira (28) que os dois líderes conversaram por telefone na semana passada e discutiram um possível encontro nos Estados Unidos.
A notícia sobre a ligação entre Trump e Maduro veio um dia depois de o presidente americano afirmar que os esforços para deter o narcotráfico venezuelano por terra eram iminentes, aumentando ainda mais as tensões com Caracas.
Veja a publicação de Donald Trump:
Trump recomenda que companhias aéreas evitem o espaço aéreo da Venezuela
*Com informações da AFP
Publicado por Nícolas Robert
Fonte: Noticias ao Minuto Read More





