
Lula assina decreto que institui Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara)
30/06/2025
Flamengo confirma fratura no pé direito de Erick Pulgar
30/06/2025
A plataforma Voaa, que facilita a realização de vaquinhas online, decidiu encerrar a arrecadação destinada ao alpinista Agam Rinjani, que ficou famoso por resgatar o corpo da brasileira Juliana Marins no monte Rinjani, na Indonésia. A medida foi tomada após uma série de críticas de doadores em relação à taxa de 20% que a plataforma cobraria, o que resultaria em um valor significativo, superior a R$ 100 mil, de um total de mais de R$ 500 mil arrecadados.
A decisão gerou descontentamento entre muitos usuários, que se mostraram insatisfeitos com o cancelamento da campanha, a qual foi criada de forma voluntária. Em resposta às reclamações, a Voaa informou que irá reembolsar todas as doações feitas e admitiu que a comunicação sobre a taxa aplicada poderia ter sido mais transparente e clara para os doadores. “A Voaa nasceu da vontade genuína de transformar histórias reais e necessidades em solidariedade prática. Ao longo dos anos, nossa missão sempre foi marcada pela transparência absoluta”, publicou a plataforma no Instagram ao anunciar o cancelamento da campanha.
“Decidimos pelo cancelamento imediato da campanha (de doações para o alpinista Agam), com devolução integral e imediata das doações realizadas até aqui”, diz a postagem. De acordo com a plataforma, nos últimos dias, houveram ataques, ameaças, informações falsas e mensagens de ódio a pessoas envolvidas com o projeto. “Reconhecemos com humildade que, neste momento, discussão en torno da ‘Vaquinha do Agam’ desviou a atenção da essência da campanha”, afirmou.
Agam, que ganhou notoriedade após o resgate, recebeu uma onda de apoio e agradecimentos tanto de brasileiros quanto da família de Juliana. Ele compartilhou que as condições climáticas durante a operação de resgate eram extremamente adversas, colocando sua própria vida em risco enquanto tentava trazer Juliana de volta.
Publicado por Nátaly Tenório
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Noticias ao Minuto Read More