
Lula chama Bolsonaro e filhos de ‘traidores’ e diz que família deve deixar o Brasil ‘viver em paz’
17/07/2025
Israel pede desculpas por ataque em igreja católica na Faixa de Gaza
17/07/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se em Goiânia com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que sobreviveram a um trágico acidente na rodovia BR-153, em Porangatu, Goiás. Os universitários estavam a caminho do 60º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE) quando o incidente ocorreu. Durante a reunião, Lula anunciou que a Força Nacional do SUS seria mobilizada para garantir assistência médica aos feridos. Além disso, o mandatário ofereceu transporte para que os estudantes pudessem retornar com segurança a Belém. A tragédia, que aconteceu na madrugada de quarta-feira (16), resultou na morte de pelo menos cinco pessoas e deixou cerca de 70 feridos.
Entre as vítimas fatais, três eram estudantes da UFPA: Leandro Souza Dias, Ana Letícia Araújo Cordeiro e Welfesom Campos Alves. Em decorrência da tragédia, a universidade declarou luto oficial de três dias. As outras duas vítimas eram os motoristas do micro-ônibus e do caminhão envolvidos no acidente.
Apesar da tragédia, cerca de 100 dos 180 estudantes que viajavam em cinco ônibus do Pará decidiram continuar a viagem até Goiânia. Eles foram recebidos pela organização do congresso, que demonstrou solidariedade em um momento tão difícil. Durante a cerimônia de abertura do evento, os participantes prestaram um minuto de aplausos em homenagem às vítimas.
Marcaram presença no evento os ministros Camilo Santana (Educação), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Rui Costa (Casa Civil), Margareth Menezes (Cultura), o líder do governo no Senado, Jaques Vagner, o líder do PT na Câmara, deputado federal Lindbergh Farias (RJ) e a reitora da UFG, Angelita Lima.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Noticias ao Minuto Read More