
Palmeiras treina sem Murilo e Bruno Fuchs, e Flaco vê Dérbi como jogo ‘mais importante do ano’
04/08/2025
Cachorro afasta criminosos durante tentativa de latrocínio em Guarujá
04/08/2025
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, anunciou nesta segunda-feira (4) que o governo federal vai investir R$ 2,4 bilhão na compra de 10 mil equipamentos de saúde para atendimento básico e cirurgias. “Os equipamentos brasileiros poderão ser adquiridos mesmo que seus preços sejam entre 10% e 20% superiores aos similares importados”, disse a pasta, destacando que haverá uma margem de preferência a produtos feitos no Brasil com tecnologia nacional, e que a primeira concorrência está prevista para começar nesta semana.
As compras, voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS), serão feitas pelo Ministério da Saúde via edital, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde. De acordo com o comunicado, a margem de preferência confere tratamento diferenciado a bens manufaturados e serviços desenvolvidos no Brasil, desde que observados os critérios de nacionalidade definidos Comissão Interministerial de Inovações e Aquisições do Novo PAC.
Na quinta-feira (31), foi publicada uma lista de equipamentos com 17 produtos para atendimento básico e 11 usados usas em cirurgias e procedimentos oftalmológicos. O Brasil produz em torno de 45% das necessidades nacionais em medicamentos, vacinas, equipamentos e dispositivos médicos, materiais e outros insumos e tecnologias em saúde. A meta é elevar a produção a 50% até 2026 e a 70% até 2033.
*Com informações da Agência Brasil
Fonte: Jovem Pan Read More