
Trump diz que considera permitir ‘grande processo’ contra presidente do Fed
12/08/2025
Bolsonaro pede autorização a Moraes para fazer exames médicos
12/08/2025
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou nesta segunda-feira (12) que a Casa dará prioridade às medidas do governo federal para proteger os setores da economia brasileira contra o “tarifaço” de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Motta defendeu o diálogo diplomático como a principal via para resolver o impasse. As ações do governo fazem parte de um plano de contingenciamento que está sendo finalizado pela equipe econômica. A expectativa é que o plano seja apresentado ao presidente Lula ainda nesta semana, e Motta se comprometeu a agilizar a tramitação das propostas no Congresso.
O presidente da Câmara destacou a importância do diálogo para reverter as sobretaxas, citando casos anteriores em que a diplomacia obteve sucesso, como nas tarifas sobre a laranja e a Embraer. Ele demonstrou preocupação com produtos que permanecem sob risco, como café, manga e carne, setores importantes para a economia nacional. Apesar da urgência do tema, Motta informou que outras pautas também serão prioritárias na semana, incluindo projetos sobre o uso de redes sociais por crianças e adolescentes, a PEC da Segurança Pública, o novo Plano Nacional de Educação e a regulamentação da inteligência artificial. Também estão na agenda medidas provisórias sobre a tributação de bancos e fintechs.
Em suas declarações, Motta ainda criticou a recente viagem do deputado Eduardo Bolsonaro aos Estados Unidos, afirmando que “nem seus eleitores e nem seus apoiadores concordariam com essas ações que estão sendo tomadas contra o Brasil”.
*Com informações de Aline Beckety
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan Read More