
Internacional x Flamengo: confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo
20/08/2025
Torcedor de 70 anos morre no Morumbi durante jogo do São Paulo na Libertadores
20/08/2025
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta segunda-feira (19) que o Brasil deveria “dar algumas vitórias” aos Estados Unidos nas negociações sobre tarifas comerciais. A fala foi feita durante um evento em São Paulo e gerou reação imediata do governo federal. Segundo Tarcísio, o presidente norte-americano Donald Trump “gosta de colecionar vitórias” e o Brasil poderia fazer gestos simbólicos para conquistar benefícios em troca. Entre os exemplos citados pelo governador está a possibilidade de o país deixar de importar combustíveis da Rússia e, em contrapartida, negociar diretamente com os Estados Unidos.
Na avaliação de Tarcísio, tal medida poderia abrir espaço para que o Brasil conseguisse reduzir tarifas sobre produtos como máquinas, equipamentos, café, pneus, proteína animal e pescado. A declaração foi criticada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que usou as redes sociais para afirmar que “a soberania nacional não é algo para se dar de presente”. Ela questionou a postura de Tarcísio e afirmou que o governador “se distancia cada vez mais dos interesses do país e da população” ao se aproximar de banqueiros e bilionários.
O histórico de apoio de Tarcísio a Donald Trump também foi lembrado. Durante as eleições norte-americanas, o governador chegou a publicar vídeo utilizando um boné com o slogan de campanha do republicano, “Make America Great Again”. Parlamentares alinhados à oposição, como Eduardo Bolsonaro, também defendem um maior alinhamento do Brasil com os Estados Unidos e um reposicionamento institucional que permita acordos sobre tarifas comerciais. O governo federal, entretanto, reforça que não haverá concessões dessa natureza e que a estratégia seguirá no âmbito das negociações econômicas e comerciais multilaterais.
Fonte: Jovem Pan Read More