
Bahia x Fluminense: confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo
28/08/2025
Ataque russo deixa 21 mortos em Kiev e Trump ‘não está feliz’, diz Casa Branca
28/08/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira (28) a falta de abertura dos Estados Unidos para dialogar sobre a tarifa de cinquenta por cento imposta aos produtos brasileiros. Segundo ele, até agora o governo federal não conseguiu contato com nenhuma autoridade norte-americana.
“Eu tenho o [vice-presidente Geraldo] Alckmin, o [ministro da Fazenda, Fernando] Haddad e o [chanceler] Mauro Vieira, que são meus negociadores. Até agora, a gente não conseguiu falar com ninguém, com ninguém dos Estados Unidos”, disse Lula durante cerimônia de nomeação de diretores de agências regulatórias.
O presidente lembrou que uma reunião entre Haddad e o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, marcada para 13 de agosto, foi cancelada dois dias antes. No mesmo dia, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou nas redes sociais que foi recebido por Bessent. Para Lula, o gesto expôs a falta de seriedade norte-americana na condução da relação com o Brasil.
“O Haddad estava com uma reunião com o secretário de Tesouro, suspendeu a reunião com o Haddad e foi se reunir com o deputado Eduardo Bolsonaro. Uma demonstração da falta de seriedade nessa relação com o Brasil”, afirmou. Apesar do impasse, Lula declarou estar tranquilo em relação aos impactos econômicos da medida, afirmando que o aumento da tarifa também prejudicará produtores e consumidores norte-americanos.
“Essa conta vai aparecer em algum momento. Se fosse de fato resolver o problema da economia, aumentando a taxa de todas as exportações, nenhum país tinha problema”, concluiu.
Fonte: Jovem Pan Read More