
Quem era o influencer ‘Cearense do Grau’, morto durante abordagem policial
26/11/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está se preparando para uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), com o objetivo de discutir a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha de Messias não foi bem recebida por Alcolumbre, que tinha preferência por Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, para ocupar a vaga.
Alcolumbre acredita que Pacheco, com seu perfil mais moderado, poderia ajudar a suavizar as tensões existentes entre o Congresso e o STF. Apesar de ter expressado publicamente respeito pela prerrogativa presidencial, o comandante do Senado teria tentado dificultar a sabatina de Messias no Congresso, de acordo com fontes próximas.
A relação entre Lula e Alcolumbre, que sempre foi cordial, está agora sob tensão. O senador, um aliado importante para a base de Lula na Casa Alta, demonstrou sua insatisfação ao pautar uma proposta que pode gerar um custo bilionário para o governo. Lula, ciente da importância de manter uma boa relação, está buscando apaziguar o clima e facilitar a aprovação de Messias. A reunião, considerada de emergência, ocorrerá a portas fechadas e não será divulgada na agenda oficial, com o objetivo de resolver as tensões nos bastidores.
Especialistas em política apontam que o governo cometeu um erro ao anunciar a indicação de Messias sem consultar previamente os aliados no Parlamento. A falta de aviso prévio tornou o cenário político mais complexo, exigindo agora negociações para reparar a situação. A expectativa é que Lula consiga alinhar interesses com Alcolumbre, oferecendo compensações políticas que satisfaçam o presidente do Senado.
*Com informações de Igor Damasceno
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan Read More





