Em evento da ONU, Janja diz que crise climática piorou

Em evento da ONU, Janja diz que crise climática piorou

Em discurso na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, a primeira-dama, Janja da Silva, disse que a crise do clima está se agravando e que a resposta global não está sendo rápida o suficiente. “O contexto global se agravou, estamos vivendo crises que se interconectam e se retroalimentam”, afirmou, durante o SDGs in Brazil, realizado nesta quinta-feira (19) pela rede brasileira do Pacto Global da ONU. “A crise climática que se acelera, com eventos extremos se espalhando pelo mundo, com um custo humano e material enorme”, pontuou.

Janja disse que as enchentes, as secas prolongadas, e os incêndios estão cada vez mais “frequentes e intensos” em todas as regiões do mundo, mas não citou o Brasil. “A resposta global às mudanças climáticas não tem sido rápida o suficiente para diminuir seu impacto sobre nossas vidas e futuros”,  afirmou. Em sua fala, a primeira-dama criticou, ainda, o que chamou de “terrorismo climático”.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Como se não bastasse o desafio premente de nos prepararmos e nos adaptarmos para esses eventos extremos enquanto eles se aceleram, ainda precisamos lidar com ações e interesses criminosos de terroristas climáticos, como bem disse a ministra Marina Silva”, argumentou. Janja afirmou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs uma agenda internacional focada na “cooperação, na solidariedade e no bem comum”.

De acordo com ela, a “urgência e ousadia necessárias para os grandes desafios do combate às desigualdades e à crise climática”. O petista é pressionado na política interna por causa das queimadas, e isso deve se refletir também no cenário internacional, durante a sua passagem pelos Estados Unidos.

A primeira-dama desembarcou em Nova York antes do presidente Lula, que chega somente no sábado (21), para participar da Assembleia-Geral da ONU, na próxima semana. Janja não estava prevista no cronograma do evento ‘SDGs in Brazil’, mas a organização informou que ela havia sido convidada e que confirmou sua presença apenas hoje.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Carolina Ferreira

Fonte: Jovem Pan Read More