Kim Jong Un afirma que programa nuclear continuará ‘indefinidamente’
29/01/2025Prefeito de Belo Horizonte deve receber alta da UTI nesta quarta-feira
29/01/2025
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de chuvas fortes que se estenderá até domingo, destacando os riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos em várias regiões do estado. Em entrevista ao Jornal da Manhã desta quarta-feira (29), a Major PM Michele César, diretora da divisão de resposta da Defesa Civil, explicou que o estado está enfrentando chuvas típicas de verão, caracterizadas por dias quentes seguidos de pancadas intensas. Uma frente fria está atualmente atuando na região, e o gabinete de crise permanece em alerta no Palácio dos Bandeirantes. As áreas mais preocupantes incluem o Vale do Paraíba, o litoral norte, a região metropolitana de São Paulo e Sorocaba, onde o solo já está encharcado, aumentando o risco de deslizamentos.
Segundo Michele, para enfrentar essa situação, a Defesa Civil mantém um diálogo constante com as prefeituras, capacitando agentes municipais para lidar com as emergências do verão. O sistema de defesa civil do estado percorre os municípios, preparando-os para a temporada de chuvas, explicando os riscos e entregando materiais básicos para atuação. Durante o verão, as defesas civis municipais recebem alertas e estão prontas para atuar em emergências, com apoio para vistorias em locais críticos, se necessário.
Além das ações institucionais, a população também é orientada a seguir as recomendações da Defesa Civil para se proteger durante as chuvas intensas. A Major Michele César enfatiza que 15 centímetros de água são suficientes para arrastar uma pessoa, e é crucial não se colocar em risco. A orientação é permanecer em locais seguros até que a chuva passe, evitar áreas alagadas e não se abrigar sob árvores, devido ao risco de raios e quedas.
Fonte: Noticias ao Minuto Read More