Elmar Nascimento confirma candidatura à 2ª vice-presidência da Câmara dos Deputados
31/01/2025Netflix cancela ‘Sandman’ após acusações de abuso contra Neil Gaiman
01/02/2025O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está prestes a realizar uma demissão em massa de altos funcionários do FBI. A administração notificou esses agentes de que, caso não optem por se demitir, enfrentarão a demissão, uma ação que pode ser considerada ilegal, uma vez que a legislação exige justa causa para a rescisão de seus contratos, segundo a emissora NBC. Entre os afetados, encontram-se pelo menos seis diretores-assistentes executivos e líderes dos escritórios do FBI em Miami e Los Angeles.
Esses diretores foram promovidos pelo ex-diretor do FBI, Christopher Wray, e estão entre os que participaram de investigações relacionadas a Trump, incluindo a apuração da invasão ao Capitólio ocorrida em 6 de janeiro de 2021, segundo a CNN. A decisão de Trump de demitir esses agentes levanta preocupações sobre a integridade e a independência da instituição, que é fundamental para a aplicação da lei nos Estados Unidos.
Para ocupar a posição de diretor-geral do FBI, Trump escolheu o ex-procurador Kash Patel. Patel, em sua defesa, garantiu que não haverá perseguições políticas durante sua gestão, buscando tranquilizar aqueles que temem uma possível politização do órgão. No entanto, suas declarações não eliminaram as dúvidas sobre a autonomia do FBI sob sua liderança.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
Fonte: Noticias ao Minuto Read More