
Governo federal interrompe acordos com sindicatos e promete ressarcimento integral a aposentados
24/04/2025
Aluno armado com faca mata colega e fere mais três em escola na França
24/04/2025
Cerca de 90 mil pessoas já passaram pela Basílica de São Pedro para se despedir do papa Francisco, segundo informado pelo Vaticano na tarde desta quinta (24). A contagem foi feita até as 19h (14h de Brasília). O segundo dia teve um fluxo menos intenso de peregrinos e filas mais organizadas. Fiéis relataram ter enfrentado apenas 15 minutos de espera ao final da tarde na capital italiana. O dia foi marcado por picos no fluxo de visitantes.
Cenário bem diferente do dia anterior: as despedidas se iniciaram na quarta-feira (23), com relatos de até cinco horas de fila, e gente entrando na basílica até as 5h30 da manhã. As visitas foram suspensas por 1h30, apenas para realizar a limpeza na igreja. Muitos grupos de jovens marcaram presença no velório. Eles estavam em Roma para a canonização de Carlo Acutis, que ocorreria no domingo (27), mas foi cancelada após a morte do pontífice.
“Vínhamos para a canonização, mas fomos surpreendidos com a morte do papa. De todas as formas, estamos felizes de poder nos despedir do papa Francisco, e estaremos no funeral no sábado”, afirma a hondurenha Suyapa Yanes, coordenadora de um grupo de adolescentes que veio da diocese de Wilmington (EUA).

Fiéis e simpatizantes prestam homenagens ao papa Francisco (EFE/EPA/VATICAN MEDIA)
Na fila, uma vestimenta frequente é a camiseta da “Celeste”, como é conhecida a seleção argentina. “É muito forte para um argentino viver isso aqui. Acompanhamos de perto a saúde do papa e é muito inspirador ver como ele foi muito forte, que sempre ia adiante e vivia tudo com senso de amor. Nós, argentinos, temos muito a aprender com ele”, afirma a psicóloga Rosario Romero.
“Estamos ansiosos por participar deste momento”, afirma o capixaba Tiago Ventura. “Chegamos em Roma há dois dias e ontem não encaramos a fila, mas hoje estamos dispostos a esperar duas horas para vê-lo.” Nesta sexta-feira (25), o Vaticano espera uma quantidade maior de pessoas devido ao feriado na Itália (Dia da Liberação) e à concentração de quem chega para participar do funeral no sábado (26).
*Com informações do Estadão Contéudo
Publicado por Carolina Ferreira
Fonte: Noticias ao Minuto Read More