Vídeo mostra o momento em que Israel entra em Gaza por terra e avança no plano de aniquilar o Hamas
Israel deu mais um passo nesta quinta-feira, 26, em sua incursão terrestre na Faixa de Gaza. Apesar de ainda não ser a operação prometida, o Exército israelense, que nesta semana já tinha feito uma ação pontual na região, voltou a entrar por terra nesta quinta. Segundo Israel, trata-se de uma operação seletiva com tanques e infantaria, o que seria uma preparação para a incursão terrestre. Nas redes sociais, as Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês), compartilhou um vídeo que mostra a operação das tropas de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense. “Em preparação para as próximas fases do combate, as FDI operaram no norte de Gaza. Os tanques e a infantaria das FDI atacaram numerosas células terroristas, infraestruturas e postos de lançamento de mísseis antitanque”, escreveram no X (antigo Twitter), acrescentando que os soldados deixaram a área e regressaram ao território israelita.
A provável ofensiva preocupa a comunidade internacional, que teme um aumento dramático do número de vítimas civis no pequeno enclave, que tem 2,4 milhões de habitantes. O ataque executado pelo movimento islamista Hamas em 7 de outubro, que desencadeou a guerra, deixou mais de 1.400 mortos em Israel, incluindo mais de 300 militares, segundo as autoridades israelenses. O Ministério da Saúde do Hamas anunciou que mais de 7.000 pessoas morreram nos ataques de represália israelenses na Faixa de Gaza, incluindo 2.913 crianças. Israel, que bombardeia a Faixa de Gaza de modo incessante, também submeteu o território a um “cerco total”, o que priva seus moradores de água, alimentos e energia elétrica.
In preparation for the next stages of combat, the IDF operated in northern Gaza.
IDF tanks & infantry struck numerous terrorist cells, infrastructure and anti-tank missile launch posts.
The soldiers have since exited the area and returned to Israeli territory. pic.twitter.com/oMdSDR84rU
— Israel Defense Forces (@IDF) October 26, 2023
Diante dos apelos internacionais para moderar a campanha de bombardeios, Netanyahu anunciou que prosseguirá com os planos para uma guerra terrestre, para cumprir seu objetivo de “aniquilar” o grupo Hamas. Depois de destacar que o país provoca uma chuva de “fogo infernal sobre o Hamas” e matou “milhares de terroristas”, Netanyahu afirmou que seu gabinete de guerra e seu Exército decidirão o momento da “ofensiva terrestre”. Israel promete uma ofensiva de guerra em três fases: a primeira fase são os ataques aéreos e ofensiva por terra; a segunda será combater “bolsões de resistência” dentro do enclave palestino; e a terceira saída das tropas israelenses e criar um novo regime de segurança que trará “uma nova realidade para a segurança dos cidadãos de Israel”.
Fonte: Jovem Pan Read More