VAMOS AO TEATRO

VAMOS AO TEATRO

A VISITA DA VELHA SENHORA

 

A Visita da Velha Senhora, texto do autor suíço Friedrich Dürrenmatt, chega ao palco do Teatro do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp, dia 18 de agosto, sob a direção de Luiz Villaça. A montagem, inédita, expõe a fragilidade dos valores morais e da noção de justiça quando entra em cena o dinheiro. Denise Fraga, Tuca Andrada e Ary França estão no elenco, ao lado de Fábio Herford, Daniel Warren, Maristela Chelala, Romis Ferreira, Renato Caldas, Eduardo Estrela, Beto Matos, Luiz Ramalho e Rafael Faustino. O espetáculo fica em cartaz até 26 de novembro, com entrada grátis.

Na trama, os cidadãos da cidade de Güllen esperam ansiosos pela chegada da milionária Claire Zachanassian (vivida por Denise Fraga) – que promete salvá-los da falência. No jantar de boas-vindas, Claire impõe uma condição: doa um bilhão à cidade se alguém matar Alfred Krank, o homem por quem foi apaixonada na juventude e que a abandonou grávida por um casamento de interesse. Ouve-se um clamor de indignação, e todos os habitantes de Güllen rejeitam a absurda proposta.  Claire, então, decide esperar, hospedando-se com seu séquito no hotel da cidade.

A partir dessa premissa, Friedrich Dürrenmatt nos premia com uma obra-prima da dramaturgia, construindo uma rede de cenas que se entrelaçam, cheias de humor e ironia, onde os personagens vão, pouco a pouco, escancarando a fragilidade humana diante do grande regente de nossas vidas: o dinheiro.

A Visita da Velha Senhora é caracterizada por Dürrenmatt como uma comédia trágica.  Seu texto faz uso do humor para a reflexão. Disseca os conflitos morais, as noções de ética, poder e justiça e as sutilezas de suas fronteiras. Até onde pode-se ir por dinheiro? O que significa justiça em nossos tempos? Até que ponto o valor moral da justiça se adequa ao poder econômico? Até que ponto a linha ética se molda ao poder? Até onde nos vendemos? E quanto nos custa a não submissão? Ao longo da história, o público se depara com questões que sempre estiveram em pauta na história da humanidade e que se apresentam agora mais atuais do que nunca.

Centro Cultural Fiesp – Teatro do Sesi-SP (456 lugares)

Av. Paulista, 1313 – Bela Vista (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Informações: www.centroculturalfiesp.com.br e (11) 3146-7439

Quinta a domingo, às 20h

Entrada grátis.

Anthony Doerr
Anthony Doerr