Número de usuários ativos na internet cresce para 4,88 bilhões no 2º trimestre, diz pesquisa

Número de usuários ativos na internet cresce para 4,88 bilhões no 2º trimestre, diz pesquisa

Uma pesquisa mostrou que o número de usuários ativos da internet chegou a 4,88 bilhões, o que corresponde a 60,6% da população mundial. Os dados foram divulgados pela Organização Kepios e são referentes ao 2º trimestre de 2023. Em relação ao mesmo período de 2022, existe um crescimento de 3,7%. O psiquiatra e presidente do Instituto Ame Sua Mente, Rodrigo Bressan, destaca que, assim como as redes sociais, é preciso filtrar o tempo de uso e não se preocupar tanto com o que está nas redes. “Como essas coisas são muito voláteis e mudam, o nível de estresse fica muito alto. Não só para ser cancelado, mas para ser postado, visitado. O desafio de lidar com isso, todo mundo vai perdendo no começo”, explica Bressan.

À medida que as redes sociais vão crescendo, a população tende a seguir para um caminho de mais ansiedade. “Os pais de adolescentes ficam seguindo quase que online os filhos quando eles saem. A tecnologia permite isso e gera uma nova ansiedade. Porque eu consigo acompanhar meu filho aonde ele está. Se não fosse possível, eu não criaria essa expectativa”, diz Bressan. “Ficar fora (da internet) é impossível. Até porque a escola, o meio que a gente vive, para divulgar o meu trabalho musical preciso usar. Mas eu acho que está excessivo para todo mundo. As pessoas estão deixando de conversar próximo”, diz o professor Marco Nunes. “É difícil, porque é um atrativo muito grande. Ela sempre está querendo assistir e entrar, mas a gente tenta limitar e controlar o conteúdo”, afirma, Marcelo Farina, professor e pai.

Em meio ao crescimento das redes sociais, crescem também as possibilidades de negócios. Segundo Rafael Terra, o professor de MBA de Marketing Digital e Redes Sociais e especialista em tendências digitais, à medida que o alcance está maior, os investimentos das empresas tendem a ser maiores. “Costumo dizer que mídia social é mídia, e mídia sempre funciona melhor pagando. Com a alta adesão das redes sociais, você aumenta a concorrência. Você não consegue mostrar tudo para todos, cada vez menos alcance orgânico. As marcas têm a necessidade de pagar para seu conteúdo aparecer”, diz Terra.

*Com informações do repórter David de Tarso

Fonte: Jovem Pan Read More