Energia no Norte e Nordeste ainda não foi normalizada, diz ministério
Mais de três horas depois do início do apagão nacional, grande parte do Norte e Nordeste do país ainda não teve a energia elétrica normalizada. O problema começou às 8h31 desta terça-feira, 15, no Sistema Interligado Nacional e, até por volta das 11 horas, havia sido solucionado totalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul e apenas em parte do Nordeste e Norte, região mais prejudicada. O Distrito Federal e todos os Estados do país, à exceção de Roraima – que não faz parte do mesmo sistema -, relataram que foram afetados devido à interligação e reflexos na distribuição de energia. As informações foram confirmadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou que o apagão nacional é resultado de “problemas de suprimento” em energia elétrica e que foi um “evento de grande porte”. Em viagem ao Paraguai com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o titular da pasta, Alexandre Silveira, informou que determinou a criação de um grupo – uma “sala de situação” – para apurar com rigor a causa da ocorrência. Ele deve retornar ainda nesta terça ao país.
Leia a nota mais recente do MME:
O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste. Até as 10h22, estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente.
Fonte: Jovem Pan Read More