Haddad diz que Lula deu aval para proposta alternativa à desoneração da folha
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista nesta segunda-feira, 11, que o presidente Lula deu o aval para uma alternativa à desoneração da folha de pagamentos. A proposta deve ser divulgada pelo governo até o fim desta semana e já foi submetida para apreciação do presidente. Com a aprovação de Lula, é necessário, ainda, que haja discussões sobre o assunto com os líderes. As declaração de Haddad foram feitas após um encontro no Planalto, onde estiveram presentes o chefe do Executivo, os ministros Rui Costa e Alexandre Padilha, os líderes do governo no Congresso, senadores Randolfe Rodrigues e Jaques Wagner, e o deputado José Guimarães.
De acordo com Haddad, a ideia é apresentar uma proposta alternativa até o fim desta semana, por isso, ele vem dialogando com todos os setores envolvidos. Em novembro, o presidente Lula vetou integralmente a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos dos 17 setores da economia que mais empregam. A decisão causou polêmicas, principalmente dentro do Congresso, que deve votar a análise do veto até o dia 15 de dezembro. A desoneração implica em uma redução de R$ 9,4 bilhões na arrecadação federal por ano.
Em críticas à decisão do chefe do Executivo, parlamentares e empresários afirmam que a desoneração da folha gera um efeito positivo na economia. Ela está em vigor desde 2011 e perde a validade no dia 31 de dezembro de 2023. Agora, com o aval do presidente Lula, é esperado que a proposta alternativa seja divulgada em breve.
Fonte: Jovem Pan Read More