Biden ordena que Exército dos EUA estabeleça porto em Gaza para entregar ajuda humanitária pelo mar

Biden ordena que Exército dos EUA estabeleça porto em Gaza para entregar ajuda humanitária pelo mar

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenará nesta quinta-feira, 7, que o Exército de seu país a estabelecer porto em Gaza para fazer chegar mais ajuda humanitária o enclave palestino. O anúncio será realizado ao Congresso. “Esta noite, o presidente anunciará, em seu discurso sobre o estado da União, que ordenou ao exército americano que empreenda uma missão de emergência para estabelecer um porto em Gaza”, disse um dos funcionários à imprensa. “Este porto, cuja principal característica é um cais temporário, proporcionará capacidade para centenas de caminhões adicionais de ajuda por dia”, acrescentou o funcionário, sob a condição de anonimato.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Apesar do anúncio ser realizado nesta quinta, as autoridades americanas ressaltam que a medida “levará várias semanas para ser planejada e executada”, e envolveria um corredor marítimo para levar ajuda por mar a partir da ilha de Chipre, no Mediterrâneo. Os EUA também explicam que o estabelecimento de um porto não implica a presença de tropas americanas em Gaza, pois o pessoal militar permanecerá em alto-mar enquanto outros aliados participam.”A previsão é que seja uma operação que não exigirá tropas no terreno”, afirmaram.

Israel foi informado da decisão e os Estados Unidos trabalham com suas autoridades nos requisitos de segurança, ao mesmo tempo em que vão se coordenar com “parceiros e aliados”, além de organizações da ONU e de ajuda, acrescentaram. A guerra entre no Oriente Médio começou em 7 de outubro, após o ataque sem precedentes do grupo islamista palestino em solo israelense, no qual morreram cerca de 1.160 pessoas, a maioria civis, segundo contagem com base em dados oficiais israelenses. Israel lançou uma resposta militar, que já deixou 30.800 mortos, sobretudo mulheres e menores, segundo o Ministério da Saúde do território controlado pelo Hamas

*Com informações da AFP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Jovem Pan Read More