Herdeiros de Gustave Eiffel não querem que anéis olímpicos permaneçam de forma permanente na Torre

Herdeiros de Gustave Eiffel não querem que anéis olímpicos permaneçam de forma permanente na Torre

Os herdeiros do arquiteto Gustave Eiffel são contra a intenção da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, de deixar os anéis olímpicos permanentemente na famosa torre de ferro da capital francesa. “A Torre Eiffel, que se tornou o símbolo de Paris e da França, tem uma vocação mais ampla do que estar permanentemente associada a uma organização como os Jogos Olímpicos, disse Savin Yeatman-Eiffel, vice-presidente da associação dos descendentes de Gustave Eiffel, à BFM TV nesta segunda-feira (2). De acordo com os herdeiros do arquiteto francês, os anéis também privariam a torre de seu papel como plataforma para outras mensagens, como é feito frequentemente, por exemplo, por meio de mudanças na iluminação para enfatizar determinadas causas. A ministra da cultura da França, a conservadora Rachida Dati, que antes de entrar para o governo era a líder da oposição à socialista Anne na Câmara Municipal, também questionou a ideia da prefeita de Paris.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“A Torre Eiffel é um monumento protegido, obra de um imenso engenheiro e criador. Para respeitar seu estilo arquitetônico e seu trabalho, é necessário obter permissão para qualquer alteração substancial a ser feita e realizar uma avaliação de impacto, de acordo com o código de patrimônio francês”, disse Dati na rede social X (ex-Twitter) no domingo. “É importante que todos os procedimentos e consultas destinados a proteger o patrimônio sejam respeitados”, acrescentou. Um dia antes, Anne havia dado como certo que os anéis olímpicos permaneceriam no monumento — na verdade, os atuais seriam substituídos por outros idênticos, porém mais leves — para lembrar o espírito festivo de Paris 2024.

“Como prefeita de Paris, a decisão é minha e eu tenho a concordância do COI (Comitê Olímpico Internacional). Portanto, sim, elas permanecerão na Torre Eiffel”, declarou a prefeita em entrevista publicada pelo jornal Ouest France. A prefeita também expressou seu desejo de que a capital mantenha outros elementos temporários usados nos Jogos Olímpicos, como as estátuas de mulheres emblemáticas que surgiram nas margens do Sena durante a cerimônia de abertura ou o globo com o caldeirão que ainda está no jardim das Tulherias.

*Com informações da EFE
Publicado por Marcelo Bamonte

Fonte: Jovem Pan Read More