Chairman do PicPay fala sobre a criação do sistema precursor do Pix e elogia trabalho do BC
Durante o Fórum Esfera Internacional de Roma, alguns dos principais empresários do Brasil discutiram a importância de investir em inovação para enfrentar as complexidades do ambiente de negócios no país. José Antônio Batista, chairman do PicPay, expressou seu otimismo em relação ao futuro do Brasil e destacou o cenário econômico positivo. Batista mencionou que o desemprego está em seu nível mais baixo e que os indicadores econômicos estão superando as expectativas. Ele ressaltou a necessidade de os empresários manterem uma postura otimista. “Empresário no Brasil tem que ser otimista porque o dia a dia tem muitas complexidades. No ano que vem, nossa economia seguirá boa”, afirmou.
O chairman da empresa de pagamentos também falou sobre o papel pioneiro do PicPay na criação de um sistema de transações instantâneas semelhante ao Pix. “O PicPay é o precursor do Pix. Em 2012, com o PicPay, o usuário podia fazer pagamento 24 horas, 7 dias por semana, sem custo, é o Pix antes do Pix. E quando começou, a gente falou, poxa, será que nós vamos brigar contra ele ou será que nós vamos abraçar ele? Nós o abraçamos e, imagina, nós somos uma instituição que estamos começando, hoje 11% de todo o Pix do Brasil já é feito pelo PicPay”, destacou.
Batista elogiou, ainda, a gestão de Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central e também mostrou confiança em seu sucessor, Gabriel Galípolo. “Eu acho que o Campos Neto fez um excelente trabalho. A sucessão pelo Galípolo foi uma escolha excepcional, acho que vai ser uma pessoa ponderada, que vai continuar fazendo todo o trabalho”, disse.
Já Carlos Sanchez, presidente do Grupo NC, destacou que, apesar dos avanços tecnológicos, o Brasil ainda enfrenta desafios e precisa de mudanças profundas para acompanhar países como Coreia, Índia e China. Ele enfatizou a importância de contratar cientistas para promover inovação e criticou a Anvisa por focar mais em risco sanitário do que em inovação.
João Adibe, CEO da Cimed, falou sobre a digitalização de sua empresa e a importância de se conectar diretamente com o consumidor, destacando que essa estratégia tornou sua empresa uma das mais relevantes do setor no Brasil. Ele também alertou sobre a baixa adesão a medicamentos genéricos no país, citando a resistência da população.
Fábio Coelho, CEO do Google Brasil, por sua vez, ressaltou os 20 anos de investimento do Google no Brasil e a importância de uma visão clara de futuro para continuar avançando. Ele defendeu a atualização do Marco Legal da Internet e afirmou que a regulação deve ser equilibrada para não prejudicar o empreendedorismo. Coelho também destacou o papel do Brasil em questões climáticas e energéticas, mencionando eventos como o G20 e a COP30.
*Reportagem produzida com auxílio de IA e informações do Conjur
Publicado por Carolina Ferreira
Fonte: Jovem Pan Read More