Vinicius Jr. tenta quebrar marca do Barcelona antes da Bola de Ouro
Vinicius Júnior é o favorito para a conquista da Bola de Ouro, prêmio dado pela revista France Football ao melhor jogador do mundo, nesta segunda-feira (28). Antes disso, o brasileiro e o Real Madrid encaram o Barcelona neste sábado (26), pelo Campeonato Espanhol, no estádio Santiago Bernabéu. É o último passo para o atacante antes de receber a premiação. O jornal espanhol Marca voltou a cravar Vini Jr. como vencedor da Bola de Ouro. Há um mês, o periódico deu como certa a vitória do atacante na premiação, organizada em parceria com a Uefa nesta temporada. “Estamos diante de um clássico que chega marcado pelo ouro com que Vinicius Junior será banhado na próxima segunda-feira em Paris. A Bola de Ouro aguarda o brasileiro em Paris”, escreveu a publicação.
“Os holofotes apontam para Vinícius Júnior. Ele mereceu, como o banho de ouro na noite de segunda-feira. Ele chegou há seis anos e conseguiu superar todos os obstáculos que foram colocados em seu caminho para chegar ao paraíso do futebol. Seu crescimento não mostra sinais de exaustão. Pelo contrário. A cada jogo mostra melhores e novos recordes que surpreendem e são capazes de levar a sua equipa à vitória quando parece que as coisas estão piores”, continuou. Invicto na temporada, o Real Madrid chega para o duelo na vice-liderança, mas motivado após virada diante do Borussia Dortmund na Liga dos Campeões e grande atuação do atacante, que fez três gols. Além disso, sem perder há 13 meses, pode igualar o recorde do próprio Barcelona nesta partida, que ficou 43 partidas invicto sob o comando de Ernesto Valverde.
O período de avaliação da France Football considera a temporada 2023/2024 na análise para eleger o melhor jogador do mundo. A partida contra o Borussia Dortmund, portanto, não foi considerada. Na ocasião, Vinícius anotou 24 gols e deu nove assistências com a camisa do Real Madrid, e foi crucial para as conquistas da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol. Na reta final, superou Jude Bellingham no favoritismo, após o britânico ter um bom início de temporada, que se somou à ausência do atacante brasileiro por lesão. O desempenho na competição continental, inclusive, é o que faz com que salte à frente de Rodri, eliminado com o Manchester City nas quartas de final, e Bellingham, que passou em branco nas fases finais do torneio. A Uefa ainda escolheu o atacante merengue como o melhor jogador da última edição, com seis gols e cinco assistências na 15ª conquista europeia do Real Madrid.
Em 2024, será o primeiro ano que a premiação é realizada em parceria com a Uefa. Vinícius Jr. foi sondado pelo futebol da Arábia Saudita no início desta temporada, mas a possibilidade de conquistar a Bola de Ouro foi um dos motivos que o fizeram permanecer no Real Madrid, pelo menos até 2025. Desde que a premiação foi criada, todos os vencedores da Bola de Ouro masculina atuavam na Europa à época da cerimônia.
Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações do Estadão Conteúdo
Fonte: Jovem Pan Read More