Conheça cinco hábitos que reduzem o risco de desenvolver câncer colorretal
Esta semana estamos apresentando uma série especial em três artigos sobre o câncer colorretal. Ontem, mostramos um panorama do que é a doença e como ela afeta da vida das pessoas. Hoje vamos falar de prevenção. Aqui estão os cinco hábitos que reduzem o risco de desenvolver câncer colorretal.
1. Inclua mais fibras na alimentação
Frutas, verduras e grãos integrais são fontes de fibras que ajudam na digestão e podem reduzir o risco de câncer colorretal. Estudos indicam que uma ingestão de cerca de 30g de fibras por dia está associada à diminuição do risco. Tão importante quanto a quantidade de fibras ingeridas é manter uma diversidade entre os alimentos. Desta forma, garantimos a quantidade de fibras ideais com maior disponibilidade de oligoelementos.
2. Reduza o consumo de carnes vermelhas e alimentos processados
Dietas ricas em carnes vermelhas e alimentos ultraprocessados, como os embutidos, aumentam o risco de câncer colorretal por propiciar o desenvolvimento de uma flora intestinal mais inflamatória, com maior risco para aparecimento de pólipos intestinais, que são lesões precursoras de câncer intestinal. Optar por proteínas de origem vegetal ou carnes brancas pode ser uma mudança significativa para reduzir esse risco.
3. Exercite-se regularmente
A prática de atividade física regular ajuda a manter um peso saudável, combate à obesidade e reduz o risco de várias doenças, incluindo o câncer colorretal. A recomendação é realizar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana.
4. Modere o consumo de álcool
O consumo elevado de álcool é um fator de risco conhecido para o câncer colorretal, assim como para outros tipos de tumores. Moderação é essencial para a prevenção, com diretrizes sugerindo limitar o consumo a, no máximo, uma dose diária para mulheres e duas para homens.
5. Evite o tabagismo
Fumar aumenta o risco de câncer colorretal e de vários outros tipos de câncer. Parar de fumar traz benefícios à saúde em geral e reduz significativamente o risco ao longo do tempo.
No próximo artigo, vamos dar dicas específicas e os próximos passos para uma vida mais saudável, na prevenção e rastreamento do câncer colorretal.
Dra. Fernanda Capareli – CRM SP 116531
Oncologista clínica do Hospital Sírio-Libanês
Fonte: Jovem Pan Read More