Caso de homem arremessado de uma ponte por policial é classificado como ‘erro emocional’ por comandante da PM

Caso de homem arremessado de uma ponte por policial é classificado como ‘erro emocional’ por comandante da PM

O coronel Cássio Araújo de Freitas, comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, descreveu como “um erro emocional” o incidente em que um policial lançou um homem de uma ponte no bairro Cidade Ademar. “Eu considero um erro básico. Um erro emocional de jogar o rapaz ali. Aquilo era quase infantil um negócio daquele. Comete um erro básico, vai ser julgado por aquilo”. Em sua análise, Cássio destacou que, ao contrário de outros episódios que resultaram em fatalidades, este caso específico não envolveu o uso da força letal. Ele sublinhou a relevância da inteligência emocional entre os policiais, que deve ser aprimorada por meio de experiência e treinamento em circunstâncias desafiadoras.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O comandante expressou sua preocupação com os casos de violência policial e, quando necessário, pediu desculpas, mas optou por não se manifestar durante as investigações para não comprometer os procedimentos em andamento. Ele também anunciou a criação de um novo programa voltado para a minimização de danos colaterais, especialmente em resposta à morte de uma criança durante um confronto.

Entre janeiro e setembro deste ano, 474 pessoas foram mortas por policiais em serviço, representando um aumento de 81% em comparação ao ano anterior. Cássio atribui esse crescimento ao incremento das operações policiais. Apesar dos desafios, ele manifestou orgulho pela atuação da corporação e comparou a Polícia Militar de São Paulo a forças de segurança de outros países, afirmando que a instituição não fica atrás em termos de modernidade.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

Fonte: Jovem Pan Read More