Defesa aérea russa teria atingido avião da Embraer que caiu no Cazaquistão, diz funcionário dos EUA

Defesa aérea russa teria atingido avião da Embraer que caiu no Cazaquistão, diz funcionário dos EUA

Um funcionário dos Estados Unidos disse, nesta quinta-feira (26), que os primeiros indícios sugerem que o sistema antiaéreo da Rússia atingiu o avião que se acidentou no Cazaquistão, deixando 38 mortos. Os comentários do funcionário, que falou sob a condição do anonimato, ocorrem depois que alguns veículos reportaram que autoridades cazaques acreditam que o sistema antimísseis russo teria provocado o acidente na véspera, quando o avião da companhia Azerbaijan Airlines voava de Baku, capital do Azerbaijão, para Grozny, capital da república russa da Chechênia.

O avião da Azerbaijan Airlines caiu enquanto viajava de Baku, a capital do Azerbaijão, para Grozny, capital da república russa da Chechênia. A autoridade acrescentou que, se a evidência for confirmada, ela exporia o que Washington chama de “imprudência” da Rússia em sua invasão da Ucrânia em 2022.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Nas últimas semanas, drones ucranianos atacaram a Chechênia, e a atividade de drones foi relatada perto das regiões russas da Inguchétia e da Ossétia do Norte antes do acidente. A Rússia foi rápida em alertar contra as “hipóteses” que circulam sobre a causa da queda da aeronave, um Embraer 190 de fabricação brasileira que caiu perto de Aktau, no oeste do Cazaquistão.

Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan Read More